Saturday, January 27, 2007

Comunistas de Alenquer "resgatam" pelouros


A CDU de Alenquer já resgatou os pelouros que lhes tinham sido retirados por Álvaro Pedro, na sequência do voto contra o plano de actividades e orçamento da autarquia. Os comunistas dizem que já chegaram a um entendimento e argumentam, que as negociações foram reatadas depois de terem visto satisfeitas algumas “exigências”


Já foi reatada a coligação entre a CDU e o Partido Socialista em Alenquer. O fim do acordo foi ditado pelo voto contra ao orçamento e plano de actividades dos comunistas, que se fizeram valer da posição que detinham na autarquia para reivindicar “melhores condições de trabalho” para prosseguir o trabalho junto dos pelouros que lhes foram cedidos por Álvaro Pedro. Recordo que o PS, ganhou as eleições em 2005, contudo sem maioria, pelo que tiveram de fazer um acordo com o único vereador comunista eleito, José Manuel Catarino, que terá ficado com os pelouros, da Saúde, Juventude, Cinegética e Agricultura.
Depois do voto contra o orçamento, por alegadamente não reunir as condições que os comunistas consideraram de mínimas e indispensáveis para continuar o trabalho, levou Álvaro Pedro a retirar o pelouros a Catarino, contudo e depois de algumas negociações, os socialistas acederam ás reivindicações da CDU, e o acordo voltou a estar de pé.
Em conferencia de imprensa, José Manuel Catarino salientou que para este regresso, pesou o facto dos “interesses da populações de Alenquer” dado eu se a CDU não reatasse o acordo, a autarquia seria gerida em duodécimos “podendo prejudicar alguns projectos importantes para o futuro do concelho”.
Na conferência de imprensa convocada pelos comunistas na última quarta-feira, Catarino admitiu, que as reivindicações foram satisfeitas, depois de muitas reuniões e negociações. O vereador ganha assim um novo espaço físico para trabalhar, um técnico em permanência para a área da juventude e mais um funcionário apoio á actividade autárquica.
Os comunistas dizem que só conseguem explicar este impasse “pelo facto do partido socialista estar a governar sozinho há mais de trinta anos, e não estar habituado a estas cedências”. Os comunistas referem que as “exigências que fizemos, não iam de maneira nenhuma aumentar o quadro financeiro da autarquia, até porque todos os funcionários que passam agora a integrar o gabinete, já são empregados da Câmara”.
Por outro lado, e devido ao impasse criado com as negociações, o anterior assessor de imprensa, e actual vereador da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Nuno Libório, regressou “à Câmara da Moita, onde é quadro superior” admitindo assim José Manuel Catarino, a contratação politica de um novo assessor para a área da Imprensa.
Agora e com os pelouros resgatados, José Manuel Catarino, admite que irá dar continuidade aos projectos que tinha a correr, escusando-se a comentar se alguns desses projectos ficaram em causa devido ao impasse criado com as negociações.
Para já, o vereador anunciou o alargamento para um mês da semana da juventude: Catarino assegura que já em 2007, o mês de Março será todo ele dedicado aos jovens, sem no entanto clarificar a sua programação.
Por outro lado, o vereador quer continuar a apostar na formação em matéria de informática, nos agricultores do município de Alenquer, bem como na feira de agricultura biológica, que continuará a ter como parceiro a COOPQUER.

No comments: