Thursday, April 26, 2007

PS de Vila Franca tira "coelho da cartola"


Jorge Coelho, ex-ministro socialista foi o homenageado do passado sábado do PS vila-franquense. A cerimónia que decorreu no salão dos bombeiros de Vila Franca de Xira, contou com a presença de perto de 200 militantes e simpatizantes, que não quiseram perder aquela iniciativa que assinalou os 20 anos da sede do PS de Vila Franca de Xira.


Cerca de 200 militantes apresentaram-se no sábado no salão dos bombeiros de Vila Franca de Xira para um jantar de homenagem a Jorge Coelho. A iniciativa que partiu da secção local do PS, homenageou também Paula Núncio pela dedicação ao partido.
Ricardo Teixeira, coordenador da secção de Vila Franca de Xira do PS, fez questão de assinalar o simbolismo deste jantar, salientando igualmente o empenho de todos os que contribuíram para a iniciativa.
Ricardo Teixeira, frisou por seu lado algumas das obras que a autarquia tem em mãos, destacando entre outras o novo hospital e o centro de saúde da cidade.
Por outro lado o jovem coordenador, destacou que esta cerimónia já não era realizada há três anos, e que nas anteriores edições, foram galardoados militantes vila-franquenses, que de uma ou outra forma, contribuíram para os sucessos do partido.
O nome de Jorge Coelho, surge associado ao PS de Vila Franca de Xira, porque segundo diz Ricardo Teixeira “tem sido um velho amigo do PS e do concelho”. O responsável pela secção destacou ainda o empenho que o antigo ministro socialista tem tido nas diversas eleições locais, tendo sido um dos impulsionadores da candidatura de Maria da Luz Rosinha à autarquia.
Alberto Mesquita, presidente da concelhia socialista, frisou por seu lado que o PS está bem e recomenda-se. A prova disso “é o empenho dos jovens” sendo um dos exemplos, o próprio coordenador de secção Ricardo Teixeira.
O responsável pela concelhia não quis também deixar passar a oportunidade para deixar recados à oposição comunista, a quem critica o modo de fazer oposição.
Para Alberto Mesquita, os comunistas desviam a atenção dos reais problemas do município, chamando a atenção para outras questões que não sendo menos importantes, desviam “o partido socialista de cumprir as promessas que constam nos compromissos eleitorais”.
Maria da Luz Rosinha, presidente da autarquia, frisou ela também o empenho de todos nesta iniciativa. Por outro lado a autarca, destacou algumas das obras essenciais levadas a cabo pelo seu executivo, e que segundo a própria, estão relacionadas directamente com a qualidade de vida das populações.
Entre as obras anunciadas, a autarca fez questão de frisar o bom andamento no que toca à construção do Centro de Saúde de Vila Franca de Xira, mas também a construção do novo hospital de Vila Franca de Xira, que irá albergar cinco concelhos.
A edil, frisou ainda que o “Passeio Ribeirinho” será em breve uma realidade, sendo esta obra um velho cavalo de batalha do executivo do PS de Vila Franca de Xira.
Quanto aos homenageados, o PS de Vila Franca de Xira fez questão de ter uma “dobradinha”. Por um lado a homenagem a Jorge Coelho já era esperada por todos, mas o PS entendeu galardoar também Paula Núncio, pela “dedicação ao partido”.
A homenagem a esta militante foi de resto uma surpresa para a própria “de outra forma não poderia ser, pois se assim fosse, recusaria a homenagem” disse Ricardo Teixeira.
Paula Núncio, descende de uma família de socialistas, que teve responsabilidades politicas ao longo dos últimos anos em Vila Franca de Xira.
Na hora da homenagem, Paula fez questão de salientar que o seu empenho está relacionado com a causa politica, agradecendo de forma emocionada o tributo que lhe foi prestado.
Quando ao homenageado “principal” Jorge Coelho, destacou o empenho de todos os militantes de Vila Franca de Xira e agradeceu a distinção.
Coelho fez questão de lembrar alguns episódios que lhe deixaram algumas marcas, nomeadamente a doença de que foi alvo, e que poderia ter tido consequências mortais.
Aliás o ex-governante, com o humor que lhe é reconhecido, salientou mesmo que “só o facto de saber que iria receber esta homenagem, me deu esperança para continuar a lutar” caso contrário poderia “não estar aqui hoje” ironizou Coelho, depois de Ricardo Teixeira ter afirmado que esta homenagem estava marcada, mas sem dada há três anos.
No seu discurso “ás tropas socialistas”, salientou a “garra e determinação de Maria da Luz Rosinha à frente da autarquia, destacando que na sua opinião o concelho de Vila Franca de Xira tem-se modernizado e tem crescido muito nos últimos anos. Uma afirmação que o levou a dizer “tomara eu que o meu pais estivesse tão à frente como está Vila Franca de Xira”.
Sobre Sócrates, Jorge Coelho aproveitou o momento para se solidarizar com o primeiro-ministro, classificando de “mesquinha” a campanha que diz ser orquestrada contra os líderes do PS.

No comments: