Saturday, September 06, 2008

"praia vandalizada"


O café que serviu de apoio à praia da “Casa Branca” em Azambuja foi totalmente vandalizado nas últimas semanas. O equipamento construído há menos de 10 anos, tinha como missão servir como balneário, café e casa de banho, aos veraneantes que visitavam a “Casa Branca”.
Contudo a vida do edifício não foi fácil. As concessões a privados não correram bem, e o último dos concessionários acabou por sair, deixando alegadamente, algumas rendas por pagar. Pelo meio fica ainda uma outra concessão, que nunca chegou a funcionar em meados do ano 2000.
Oito anos passados, e o bar passa agora por um triste capítulo. Portas arrancadas, casas de banho vandalizadas e até as próprias madeiras do revestimento do edifício foram tiradas para fazer fogueiras nas imediações.
O cenário é de resto desagradável. O local não tem qualquer tipo de vigilância, e as passagens da GNR são pontuais. Ainda assim a iluminação funciona, o que neste caso serviu para que os “amigos do alheio” tivessem claridade suficiente para a prática do vandalismo.
Os utentes do local são os que mais reclamam o estado a que chegou o local. É o caso de um comerciante local, que há uns anos atrás vendia naquele espaço bebidas e bifanas para aconchegar o estômago dos mais esfomeados. O comerciante lamenta o estado a que o edifício chegou e diz mesmo que antes do equipamento construído pela autarquia, as coisas eram bem melhores.
Com efeito o local não está minimamente recomendável. O interior do edifício está totalmente vandalizado e são visíveis vários dejectos, presumivelmente humanos, em várias das dependências da casa.
Mas enquanto alguns veraneantes reclamam a recuperação do edifício, Joaquim Ramos presidente da autarquia azambujense, diz que não vale a pena e salienta que toda a zona ribeirinha vai sofrer uma requalificação e que a praia da “Casa Branca” irá também ser requalificada.
Autarquia prevê que sejam gastos oito milhões de euros na recuperação da zona ribeirinha do concelho.

No comments: