Wednesday, August 09, 2006

Azambuja - Orgulho das Bandeiras Verdes


O número de bandeiras verdes nas escolas do concelho de Azambuja e a adesão ás boas práticas ambientais são alguns dos exemplos que José Manuel Pratas vereador do ambiente da Câmara Municipal de Azambuja, destaca para referir que ao nível ambiental Azambuja está no bom caminho, e que os mais novos já dão exemplos aos mais velhos.

José Manuel pratas vereador com o pelouro do ambiente da Câmara Municipal de Azambuja, faz um balanço positivo no que toca à educação ambiental no município.
Numa altura em que as escolas se encontram a preparar o próximo ano lectivo, o vereador disse ao Vida Ribatejana que o anterior ano foi bastante positivo junto das escolas e dos alunos, mas salienta que “a educação ambiental tem sido um duro cavalo de batalha da Câmara”.
Pratas refere ainda que “num concelho pequeno como Azambuja, temos alguma vaidade em dizer que somos o terceiro concelho a nível nacional, em numero de bandeiras verdes nas escolas” uma situação só possível, nas palavras do vereador porque “houve um grande empenho dos alunos dos professores e técnicos da autarquia”.
O autarca refere que todos os técnicos da autarquia tiveram uma especial atenção junto dos jovens. Pratas salienta entretanto que uma das provas que este empenho está valorizado é que “junto ás escolas onde existem eco-pontos, é onde existe maior recolha de resíduos sólidos” o que quer dizer, segundo o vereador “que os alunos estão a ensinar os pais a ter um melhor ambiente” referindo que “existem mesmo alguns alunos que levam os separativos de casa para a escola” para colocar nos eco-pontos.
Um reflexo que é considerado como “um bom sinal” pelo vereador que destaca a participação das comunidades escolares em todo o processo.
Já no que toca à população mais velha, o vereador destaca que a adesão à separação tem subido, sendo que “o concelho de Azambuja na área da Resioste, é dos concelhos que tem maior recolha” por indivíduo.
Outras das iniciativas com sucesso, tem sido o concurso das frases. Trata-se de um concurso promovido junto dos alunos das escolas do município, com frases alusivas ao meio ambiente e que depois de seleccionadas por um júri, passam a constar nos recibos da água.
O vereador lamenta apenas que só possa constar apenas uma frase no recibo da água, até porque “recebemos centenas de frases dos alunos”.
Embora o comportamento ambiental dos pais dos alunos seja importante, José Manuel Pratas diz não temer que os alunos desistam das boas práticas ambientais. Mesmo que em casa os pais não sejam bons exemplos.
O vereador diz estar confiante que as crianças “irão ter a mesma prática, até serem adultos” acrescentando “estou esperançado que as próximas gerações tenham melhores condições que a actual tem”.

No comments: