Tuesday, November 21, 2006
AZAMBUJA: ÚLTIMO POLIS Á VISTA
A requalificação total da vila de Azambuja vai custar cerca de oito milhões de euros. Joaquim Ramos presidente da Câmara apresentou as ultimas três fases do programa POLIS, que entre outras, contempla a requalificação do Campo da Feira, rotunda nascente e rua dos campinos.
A vila de Azambuja terá uma nova cara em 2007. A garantia foi dada pelo presidente da câmara de Azambuja, Joaquim Ramos, que enumerou os projectos afectos ao “POLIS de Azambuja” e que irão requalificar a vila.
Depois das primeiras fases que incluíram as ruas principais, Victor Cordon, Moniz da Maia e a rotunda poente da vila, a autarquia tem já em marcha a requalificação do troço paralelo à estrada nacional 3.
Trata-se do complemento anexo à zona onde está o novo jardim municipal e que se estende desde a entrada sul da vila, até à zona da estação da CP e que estará concluída em Janeiro de 2007 e que constituirá uma alternativa ás actuais ruas principais da vila, Victor Cordon e Moniz da Maia.
Junto à estação vai nascer a interface rodoviário, que fará a ligação à estação e à praça de táxis, actualmente do outro lado da rua. Este é um projecto que ainda se encontra em fase de licenciamento.
Em Janeiro de 2007, Joaquim Ramos presidente da autarquia, sublinha que terá inicio a maior intervenção no âmbito do POLIS, até à data em Azambuja.
Trata-se do inicio da requalificação da Rua dos Campinos que actualmente escoe o transito no sentido norte-sul, ao passo que as ruas Victor Cordon e Moniz da Maia o fazem no sent6ido contrario.
Esta rua vai ser alvo de intervenções ao nível do subsolo, nomeadamente no que toca à rede de água para consumo doméstico, águas pluviais e saneamento, à semelhança do que aconteceu com a primeira fase do programa.
Neste projecto estão ainda contempladas a construção de passeios, actualmente inexistente na quase totalidade do percurso, e ainda a requalificação do largo do Victor, com a construção de lugares de estacionamento.
Esta intervenção, contemplará ainda a zona comercial do Rossio, que se estenderá até ao bairro da Ónia.
Também aqui, a autarquia faz questão de lembrar que serão construídos passeios, e será criado alguns lugares de estacionamento, devidamente regulados.
Com esta intervenção a edilidade quer também requalificar “o miolo urbano da vila” onde se incluem algumas artérias a poente da igreja matriz.
Para além das zonas envolventes, como o Largo do Victor, serão também contempladas outras zonas, como são os casos do bairro “Quinta dos Gatos” e as ruas anexas ao novo centro de saúde. Também aqui a edilidade sublinha que serão substituídas integralmente, as redes de água e saneamento, bem com a construção de canais para a drenagem das águas pluviais.
Ainda junto ao centro de saúde a Câmara vai proceder à qualificação da superfície, com a construção de passeios, arruamentos, parqueamento e áreas de estadia.
Contudo as obras serão mais visíveis no campo da feira de Azambuja, local que irá mudar radicalmente no próximo ano.
Conforme o Vida Ribatejana já tinha anunciado, a Câmara vai através do programa POLIS, alterar por completo o espaço.
Assim, o próprio campo da feira, irá dar lugar a um local mais aprazível e que se irá entrosar o actual complexo do Valverde.
O espaço que vai receber em breve uma nova escola EB1, irá ver totalmente requalificadas as margens da ribeira que atravessa o local.
Neste contexto mantém-se a praça de toiros, tal como está para desagrado de alguns aficionados. Contudo, o edifício da poisada do campino será demolido, bem como o “velhinho” pavilhão concelhio, que noutros tempos serviu de multiusos para inúmeros espectáculos e exposições.
No novo espaço irão nascer alguns lugares de estacionamento, e serão criadas algumas infra-estruturas para a realização da Feira de Maios que se manterá naquele local.
O mesmo não acontecerá com o mercado mensal da vila, que passará a ser feito do outro lado na estrada nacional 3, num dos parques de estacionamento criados no âmbito da Expo.98 e que actualmente se encontram subaproveitados.
De salientar que nesta mesma requalificação se encontra o novo mercado diário de Azambuja, que aguarda um visto da EDP, e os arranjos exteriores para ser inaugurado.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment