Monday, April 23, 2007

Bombeiros testam "Busca e Salvamento"


Os bombeiros de Azambuja levaram a cabo no passado domingo uma acção de busca e salvamento em terreno hostil e desconhecido para os operacionais. Tratou-se de um exercício promovido pelo comando, com o objectivo de contribuir para a formação dos soldados da paz e que decorreu nas ruínas da Quinta da Marquesa em Azambuja.
Segundo o comandantes Pedro Cardoso, o cenário foi montado ao mais ínfimo pormenor, de modo a criar condições semelhantes a um teatro de operações. Nada foi esquecido neste exercício. O comandante dos bombeiros disse ao Vida Ribatejana que no local foi colocado um manequim com perto de sessenta quilos, de modo a simular o peso real de uma pessoa, que os bombeiros tiveram de resgatar. Ao mesmo tempo, o local foi completamente isolado, tendo sido criadas condições em termos de ambiente para dificultar a mobilidade dos bombeiros, quer através da colocação no local de objectos estranhos, quer através da introdução de fumos, de modo a dificultar também a visão.
Pedro Cardoso, referiu que o balanço deste exercício foi proveitoso, mas que só foi possível graças “ao senhor Manuel Almeida, que nos emprestou o edifício”. Aliás, segundo o operacional, “para fazermos estes exercícios temos de recorrer a Alcoentre, que tem uma casa-escola” porque em Azambuja não existe um local “onde possamos praticar exercícios de busca e salvamento”, referindo a importância de desconhecer o local onde se pratica este tipo de exercícios”.
Este exercício que envolveu perto de duas dezenas de homens, contou ainda com o apoio de quatro veículos de combate a incêndios urbanos, uma ambulância e um auto comando.
Pedro Cardoso, que destacou a importância destas iniciativas, salientou que depois do sucesso deste exercício, irá ser repetido mais vezes.

No comments: