Tuesday, July 31, 2007

ESCOLA DOS CASAIS DE ALÉM APETECIVEL AOS DEPUTADOS


O encerramento da Escola EB1 dos Casais de Além é praticamente irreversível. Joaquim Ramos presidente da Câmara Municipal de Azambuja disse em reunião de Câmara de segunda-feira que a DREL (Direcção Regional de Educação de Lisboa) o terá informado da suspensão de actividade daquele estabelecimento de ensino.
Segundo Joaquim Ramos, das quatro crianças que podiam frequentar a escola, três já se matricularam em Manique do Intendente e outra no Cartaxo, pelo que o seu encerramento parece ser inevitável.
Nas últimas semanas, foram várias as visitas e iniciativas para evitar que a escola encerrasse por parte dos vários partidos. O PSD através do deputado Vasco Cunha pediu constantes informações ás diversas instâncias desde a DREL, até ao presidente da Assembleia da Republica através de requerimento. A resposta aos vários requerimentos veio em Julho, através do gabinete da ministra da Educação, que sublinhou o facto da escola não reunir o numero de alunos pedagogicamente necessários ao seu funcionamento, alertando para o facto de já ter dado conhecimento da suspensão do estabelecimento, aos vários órgãos autárquicos locais.
Recentemente José Paulo Areia, deputado do CDS, e vereador da Câmara de Esposende, visitou a escola, sublinhando a responsabilidade da autarquia em seguir a determinações da assembleia municipal que alertava para o pedido de esclarecimentos ao governo.
O deputado que também faz parte do concelho municipal de educação de Esposende, salientou em declarações à Radio Ribatejo que “Em geral as câmaras só alegam falta de competência legal para fazer determinadas actos, quando dessa maneira querem pôr de parte a sua incompetência politica”. Tais declarações foram refutadas veementemente pelo vereador da Câmara Municipal de Azambuja Marco Leal, que acusou o deputado do CDS de não conhecer o assunto e o concelho de Azambuja.
O responsável pelo pelouro da educação diz estranhar as declarações do deputado garantindo que a autarquia fez tudo o que estava ao seu alcance. Marco Leal afirma entretanto que “o senhor deputado que é vereador e pertencente ao concelho municipal de educação, sobre as suas escolas nada disse no seu concelho” e acrescenta que “sendo o senhor deputado da nação sabe que a assembleia da republica é um órgão de soberania onde se legisla. Por isso se existe alguma coisa para mudar relativamente à lei, ele que faca alguma coisa e que mostre trabalho”.

No comments: