Wednesday, August 22, 2007

TORRE BELA em FILME

Está em exibição no cinema “KING” em Lisboa o mais recente documentário sobre a ocupação da Quinta da Torre Bela no concelho de Azambuja.
Thomas Harlan, que assistiu e filmou os últimos acontecimentos na Torre Bela após o 25 de Abril, volta assim a ser noticia.
O documentário, que em breve poderá ser visto também em Outubro no Cinema - Atrium Azambuja, retracta a ocupação e os momentos vividos pelos populares naqueles dias.
Este filme dá conta de muitas das discussões à volta da ocupação e da intenção de a estender a propriedades vizinhas.
A ocupação da herdade do Duque de Lafões ficou como a mais conhecida na região e liderou o movimento de ocupações que se estendeu ás herdades da Marquesa, Ameixoeira, e Quinta do Mor, onde inclusive foi formada uma cooperativa e uma escola.
Já a Quinta da Bafoa era diferente. A propriedade tinha sido alugada pelo proprietário da Torre Bela a um empresário de Azambuja.
Se a Torre Bela tinha sido ocupada pela falta de trabalho, já na Bafoa o cenário era diferente. Não faltava trabalho e os trabalhadores uniram-se mesmo para i pedir uma ocupação feita pelos mesmos que tinham ocupado a Torre Bela.
Os sinos da igreja de Azambuja tocaram a rebate, a população juntou-se a não foi consumada a ocupação da Quinta da Bafoa, onde não faltava trabalho e cujo tomate ali cultivado era vendido à Sugal, fábrica que desde sempre se destacou na comercialização de derivados de tomate.

No comments: