Monday, September 24, 2007

PSD - Azambuja em guerra

Os elementos da Lista b que no mês passado desistiram de participar nas eleições para a concelhia, apelaram em comunicado aos órgãos do PSD Azambuja, para que as eleições para líder do partido se realizem em Aveiras de Cima. Os subscritores do comunicado consideram que o local escolhido pode não ser o mais indicado dado que é propriedade de um apoiante de Marques Mendes


António Jorge Lopes e Jorge Fazendas, pagaram das suas contas bancárias as quotas 33 militantes, e o partido considero que tal pagamento “em massa” não podia ser aceite.
Desde aí, os militantes e proponentes da Lista B, têm efectuado algumas diligências para resolver a situação que consideram “injusta” alegando que os militantes a quem pagaram as quotas o tinham autorizado, e em muitos dos casos pagaram mesmos as quotizações, mas a Jorge Lopes e Fazendas.
O Vida Ribatejana sabe que seis desses 33 militantes já têm a situação resolvida. Já pagaram as quotas das suas próprias contas bancárias, e já poderão votar no dia 28 para o líder nacional do PSD. Os responsáveis pela então lista B, referiram também que os restantes militantes, também terão em breve a situação regularizada e que a nacional do PSD já devolveu o dinheiro adiantado por Lopes e Fazendas.
Com as eleições para a nacional à porta, voltam algumas das reivindicações feitas aquando as eleições para a concelhia.
Num comunicado enviado à comunicação social são levantadas de novo dúvidas quanto à imparcialidade destas eleições.
Jorge Fazendas que assina o documento salienta que “António José Matos, ultimamente tem convocado e realizado as eleições na sua própria casa de habitação, o que põe em causa o normal funcionamento de qualquer Assembleia Eleitoral, a transparência e imparcialidade das respectivas eleições, bem como a garantia efectiva da pluralidade de opiniões”.
Por outro lado o militante, que em conjunto com Jorge Lopes é apoiante da candidatura de Menezes à liderança do partido lembra que Matos é o presidente da Mesa da Assembleia do PSD/ Azambuja “ e deverá integrar a comissão de honra do Dr. Marques Mendes, pelo que, desde já, devem ser criadas todas as condições para a realização de eleições sérias e justas na Secção de Azambuja do PSD”.
Nesse sentido, e argumentando que o município de Azambuja é um concelho grande e disperso, defende a realização das próximas eleições na Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, pelo que já foi dado conhecimento disso ao presidente da mesa, através de “abaixo-assinado subscrito por 50 militantes do PSD/Azambuja”.

Comissão politica não comenta


Em declarações ao Vida Ribatejana, Luis Leandro presidente da concelhia do PSD, diz não comentar as declarações de Jorge Fazendas.
Leandro vinca que tal acção “serve apenas os interesses dos nossos adversários e, nomeadamente, do Partido Socialista”.
Contudo o presidente da concelhia considera que existem “meias-verdades” no comunicado assinado por Jorge Fazendas.
Desde logo lembra que os est6atudos do PSD referem que “um décimo dos militantes pode requerer a convocação de uma Assembleia extraordinária”, acrescentando que “compete ao presidente da Mesa efectuar as convocatórias, designando data, hora e local das reuniões”.
Quanto ás próximas eleições, para líder do PSD, Luis Leandro salienta que no caso da “a eleição do presidente do PSD e dos delegados ao Congresso, a data e hora foi estipulada já, conforme o regulamento aprovado pelo Conselho Nacional. Aos presidentes das mesas das assembleias competirá apenas designar o local”
Leandro ataca ainda Jorge Lopes, lembrando que foi este que encerrou a sede do partido onde se realizavam todos os actos eleitorais, lembrando que a falta de um espaço levou a que os actos eleitorais e assembleias se realizassem numa tertúlia propriedade de Antonio José Matos, vereador e presidente da mesa da assembleia.

No comments: