Monday, September 24, 2007

As viagens do Zambujinho


Os alunos dos agrupamentos das escolas do concelho de Azambuja vão ter a hipótese de a partir de 15 de Outubro descobrir o património local. O projecto “Viagens do Zambujinho” promete nove rotas em todas as freguesias destinadas ás crianças do primeiro ciclo.

O sector da educação da Câmara Municipal de Azambuja quer promover o património do concelho junto das escolas.
Nesse sentido, a autarquia vai colocar em prática uma série de iniciativas, que têm como objectivo dar a conhecer as potencialidades do município.
Marco Leal vereador da educação da autarquia azambujense salienta que depois de uma análise aos projectos educativos dos vários agrupamentos escolares “foi detectada alguma dispersão ao nível dos planos de actividade”.
Na maioria dos casos, refere o vereador “eram utilizados recursos fora do município, quando já há coisas aqui que podem ser aproveitadas”.
As visitas a outros locais do país, são para o vereador importantes, contudo atribui também uma importância significativa aos recursos concelhios e ao património local.
Contudo a autarquia já testou este modelo com as férias desportivas. Leal argumenta que enquanto na maioria dos concelhos limítrofes as ferias desportivas dedicadas aos jovens. Realizam-se num determinado local fixo, no município de Azambuja “houve a preocupação de descentralizar porque tínhamos a noção, por exemplo, que muitas das crianças de Azambuja nunca tinham ido a Vila Nova de São Pedro”. O projecto correu bem, e embora não tenha sido uma rampa de lançamento acabou por servir também para em certa medida monitorizar algumas ideias.
Foi nesse sentido que os responsáveis da autarquia idealizaram “As viagens do Zambujinho”. Um projecto que tem como principal alvo as crianças do primeiro ciclo e que vai decorrer até ao próximo ano, todas as segundas-feiras.
Ao todo serão nove, as rotas que as escolas poderão visitar. A iniciativa vai arrancar no próximo dia 15 de Outubro e englobará as nove freguesias do município.
Paulo Louro Chefe de divisão de educação e juventude da Câmara Municipal de Azambuja, explicou ao Vida Ribatejana que a norte do concelho as Freguesias de Maçussa e Vila Nova de São Pedro estão agrupadas numa única rota “que será a Rota dos Moinhos”. Já na freguesia de Azambuja existirão duas alternativas. Uma rota dedicada a um percurso mais rural e outra mais urbano, que culminará numa sessão de Câmara “onde as crianças poderão mesmo intervir no período destinado ao público”
Das restantes freguesias destaca-se a Rota do Alto Concelho em Alcoentre, em que o objectivo é tentar dar a conheceras diferenças entre o alto e o baixo concelho de Azambuja. Em Aveiras de Baixo será implantada uma rota dedicada ao conhecimento do ambiente. Em Aveiras de Cima, o projecto terá como alvo o vinho, produto característico daquela freguesia.
Em Manique do Intendente a autarquia quer dar a conhecer o património local através da “Rota de Pina Manique”. Vale do Paraíso terá a “Rota dos Sentidos” e em Vila Nova da Rainha, será implantada a “Rota da Industria”.
A calendarização destas iniciativas já está feita “ e já foi comunicada as escolas” salienta Paulo Ouro “cabe agora ás escolas fazer a selecção das turmas que participam”.
A calendarização escolhida pela autarquia não permite nesta primeira fase que todas as turmas do primeiro ciclo tenham acesso a esta iniciativa este ano lectivo. Paulo Ouro realça que as iniciativas devem correr com tranquilidade, daí que se opte por não ter mais de uma ou duas turmas de cada vez. Ainda assim, em caso de sucesso as “Viagens do Zambujinho” poderão ser realizadas mais do que um dia por semana.
A autarquia lembra que a este projecto estão inerentes, alguns aspectos complicados de logística. Como são os casos dos transportes, materiais didácticos que a Câmara se compromete a assegurar.
Por enquanto apenas foi apresentado um ante-projecto junto do executivo municipal, até porque ainda estão a ser feitos alguns contactos com empresas particulares do concelho de Azambuja. Até à data segundo os responsáveis, as respostas dos empresários estão acima das expectativas, pelo que os alunos que integrarem as “Viagens do Zambujinho” e consequentemente as diferentes rotas estipuladas pela Câmara, terão certamente um dia diferente fora das salas de aula.

No comments: