Sunday, January 07, 2007
Vila Nova da Rainha "ganha" sede remodelada
A tarde de sábado foi de festa para Vila Nova da Rainha. A junta inaugurou a nova sede, novos balneários e garantiu ainda a colocação de mais uma maquina Multibanco de acesso fácil e de ultima geração, junto da Caixa de Credito Agrícola de Azambuja.
A junta de Freguesia de Vila Nova da Rainha, concelho de Azambuja, inaugurou no passado sábado a ampliação as suas instalações e dos balneários públicos. O evento contou com a presença das força vivas do município, e atraiu para a rua uma pequena multidão, que para além que querer ver as novas instalações foi chamada a aplaudir a banca de Vale do Paraíso, que abrilhantou os festejos.
Com cerca de 1000 habitantes, segundos os censos de 2001, Vila Nova da Rainha prepara-se para enfrentar alguns desafios.
O aeroporto de Ota vai ficar perto da freguesia, que tem crescido a olhos vistos nos últimos anos. Os locais estimam mesmo que a população pode triplicar em breve. A construção do Bairro da Socasa e a chegadas de novas empresas à Zona Industrial da Rainha, são bons motivos que alegram a população, em embora esteja habituada a pacatez da vila, que outrora fora a terra das três mentiras, já se vai habituando à urbanidade, que vai chegando.
Para a já a vila prepara-se com uma nova e ampliada sede para a junta.
Foi construído um primeiro andar, novas salas para o posto médico no rés-do-chão. Novas áreas de apoio aos diversos serviços da junta, e um salão nobre bastante amplo.
José Rodrigues Onofre, presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova da Rainha, destaca que esta era uma obra importante para enfrentar os novos desafios, lembrando os acessos rodoviários e ferroviários, cada vez mais importantes no desenvolvimento da localidade. Aliás o autarca salientou mesmo o remodelado apeadeiro de Vila Nova da Rainha, que tem sido um dos garantes de desenvolvimento local, bem com a futura ponte sobre o Tejo, entre o Carregado e Benavente e as ligações a Arruda dos Vinhos.
Também Joaquim Marques, presidente da Junta, salientou os novos desafios que para os quais a vila se prepara.
O autarca frisou a importância da obra, felicitando o presidente da Câmara Joaquim Ramos “que ao longo destes anos tem posto o seu saber ao serviço das populações do concelho de Azambuja”.
José Fidalgo, presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira e dirigente da ANAFRE do distrito de Lisboa, salientou também a obra construída em terras de Vila Nova da Rainha. Destacando por seu lado a cooperação “estratégica” entre a freguesia e a Câmara Municipal de Azambuja. O responsável que aludiu à cooperação entre instituições, vincou também o “papel intimista dos autarcas, junto das suas comunidades” salientando que estes são 2ª gestão mais próxima da população”
O novo edifico, que foi a primeira obra construída pela EMIA (Empresa Municipal de Infra-Estruturas de Azambuja) terá, para além de um posto médico, ainda sem médico, serviço de correios, Internet, entre outros. Nesse sentido Joaquim Ramos, classificou-o como “uma espécie de loja do Cidadão, à nossa dimensão” congratulando-se com a obra, mas dizendo-se magoado com a oposição, que tem segundo o próprio, recusado entrega das obras da EMIA, à autarquia.
O autarca aproveitou o momento para frisar que “sem isto não havia hipótese de executar exacta obra” lembrando as restrições financeiras impostas aos municípios.
Caixa Agrícola de Azambuja Inaugura Multibanco
Os responsáveis da Caixa de Credito Agrícola de Azambuja, selaram com champanhe a celebração de um protocolo, com a junta de freguesia de Vila Nova da Rainha.
Os responsáveis pela instituição de crédito local, lembraram o esforço que o banco tem feito no sentido de proporcionar bons serviços em todo o concelho de Azambuja. No caso de Vila Nova da Rainha, António Silva, gerente da instituição, lembrou que embora as analises elaboradas pela instituição revelem uma “fraca viabilidade económica”, acedeu ao pedido da Junta de freguesia, que até ao momento tinha uma maquina Multibanco de outra instituição, que não funcionava convenientemente.
Assim, a instituição, passa a ter a “exclusividade” na freguesia. Primeiro com a inauguração duma delegação há dois anos, e agora com a colocação de mais uma caixa Multibanco, no exterior das instalações da junta, lembrando que foi a convergência de interesses, entre a junta e a Caixa Agrícola, que deram o mote para esta parceria, que já existe por exemplo nos Casais da Lagoa, freguesia de Aveiras de Baixo.
A Terra das Três Mentiras
José Machado Pereira, historiador e museólogo da Câmara Municipal de Azambuja, fez uma resenha histórica do passado de Vila Nova da Rainha.
O historiador, lembrou a importância que a localidade tem para a historia da aviação nacional, já que a própria força aérea portuguesa, vinca com alguma insistência o facto de “em 1916 ter acolhido a primeira escola da aeronáutica militar, no contexto da primeira guerra mundial”.
Quanto ao facto de Vila Nova da Rainha ser considerada a terra das três mentiras, José Machado Pereira, considera que para ele as coisas não são assim tão líquidas.
O historiador lembra que em 1232, “Vila Nova, aparece-nos só com esse nome”. Não no sentido das suas jurisdições “mas em termos de um lugar que dado o seu número de habitantes para a época, começava a ter uma certa preponderância e por isso começava a existir uma vila nova”.
O historiador garante que da análise que fez aos documentos, constatou que “passaria a ser Vila Nova para se distinguir da vila velha que seria Alenquer, cujo termo pertencia e da rainha, porque Alenquer, logo que era instituída a casa da rainha quer era Dona Mafalda, primeira rainha mulher de D. Afonso Henriques, também precisava dos seus rendimentos para ter a criadagem” lembrando que Alenquer e Óbidos são as primeiros povoados que entram como propriedade da casa da rainha” e daí a justificação de Vila Nova da Rainha.
Vila já era, era nova porque era preciso diferenciar da vila velha que era Alenquer e da rainha “porque passou a fazer parte das casas da rainha, e era aí que os moradores pagavam as suas decimas para sustento da casa da rainha” disse.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment