Sunday, February 04, 2007

Visita aos bombeirosde azambuja fazem delícias de duas dezenas de crianças




Perto de duas dezenas de crianças do Centro Paroquial e Social de Azambuja, deliciaram-se na passada quinta-feira, com os carros de bombeiros.
O convite das portas abertas partiu do comando azambujense, e as crianças não se fizeram rogadas.
Conhecendo-se o fascínio que as crianças têm pelos carros dos bombeiros, não é difícil imaginar o tipo de perguntas e os comportamentos irrequietos que tiveram, ao chegar junto dos veículos, cuidadosamente expostos para todos verem o trabalho dos bombeiros. O cicerone foi o próprio comandante da corporação, Pedro Cardoso, que fez questão de não deixar por responder, qualquer pergunta dos mais pequenos.
Para que serve um extintor, um compressor, ou mesmo os pinos que se encontravam numa das viaturas, nada foi deixado ao acaso pelos “aspirantes a bombeiros”.
“Oh senhor chefe, para que é aquilo” dizia uma criança apontando para um dos pinos. Cardoso lá explicava que servia para assinalar a presença dos bombeiros, num determinado teatro de operações. Mas as perguntas iam mais longe. As crianças interrogaram sobre tudo. Os carros de fogo, as ambulâncias e até como poderiam vir a ser bombeiros.
Todavia o momento alto desta visita de estudo, deu-se quando Pedro Cardoso, deixou que as crianças se sentassem num dos autotanques que estava no parque de viaturas.
Esta foi aliás uma das primeiras visitas. O comandante explicou ao Vida Ribatejana, que para já não existem mais visitas calendarizadas, contudo, uma das iniciativas dos bombeiros, é aproximarem-se da população mais jovem do concelho de Azambuja.



No comments: