Monday, September 24, 2007

Novo mercado municipal inaugurado sábado


Joaquim Ramos inaugura no próximo sábado o novo mercado municipal da vila de Azambuja. O autarca salientou ao Vida Ribatejana a importância da obra, e lembra que a demora na sua conclusão se deveu a uma série de contratempos relacionados com os arranjos exteriores do espaço


Está marcado para o próximo sábado a inauguração do futuro Mercado Municipal de Azambuja. O assunto está a ser aguardado com alguma expectativa por parte dos azambujense, tanto mais que há muito que a obra espera para ser aberta ao público.
O novo espaço agora situado na Urbanização da Quinta dos Gatos mereceu algumas criticas por parte de comerciantes que há muito que viam o espaço concluído, e a degradar-se, sem que fosse utilizado.
Joaquim Ramos presidente da Câmara Municipal de Azambuja, confirma algum atraso devido à corrente eléctrica e a alguns reajustamentos ao nível da construção civil, mas lembra que no fim do ano passado a Câmara promoveu uma reunião pública onde a população debateu o enquadramento do edifício.
Em causa estava, não só os prédios vizinhos da estrutura, mas também o facto de toda a urbanização estar envolta em obras de requalificação o que segundo o edil também atrasou a abertura do edifício. Ramos salienta que “não ia abrir o mercado no meio de uma situação em obra, sem estacionamentos, com as calcadas por fazer. Isso tudo já está concluído”.
O projecto que foi alvo das críticas da oposição, tem agora segundo Ramos melhores condições para os comerciantes e para o público em geral. Nesse sentido o autarca desafia “para os que quiserem ver, e não para aqueles que não querem ver” o facto de se terem “criado ali uma série de lugares de estacionamento em mobilidade total com a escola e que era também um dos grandes receios das pessoas”, sendo que a nova estrutura já possui locais específicos para cargas e descargas destinadas aos comerciantes, situação que não acontecia no antigo edifício.
O novo espaço fica agora integrado numa zona que está em expansão na vila de Azambuja. Na mesma urbanização coabitam agora uma escola do primeiro ciclo, o novo centro de saúde, o mercado municipal e o complexo do Pátio do Valverde, onde para além de existirem uma série de serviços da Câmara, existe também um café-restuarante que abrirá em breve e que trará, como anteriormente, centenas de pessoas àquela zona da vila.
Para além destas estruturas, existe ainda o campo da Feira de Azambuja, onde uma vez por mês se realiza o mercado mensal, a feira de Maio e a praça de toiros que todos os anos, se enche de aficionados da festa brava.
Joaquim Ramos não quis deixar de recordar que há quatro anos atrás, o local onde hoje se encontra o novo edifício do mercado municipal, era um conjunto de três casas, sendo que duas delas nunca chegaram a estar concluídas.
Aquele foi de resto o primeiro espaço destinado a habitação social do município. No início dos anos 90, a autarquia na época presidida por João Benavente, escolheu aquele local para edificar três habitações destinadas aos desalojados de uma cheia, que tinha deixado sem casa algumas famílias que moravam perto do antigo campo do ribeiro.
Ramos salienta que aquele “era um espaço desqualificado, encostado ao pátio do Valverde numa zona nobre da vila. Hoje o espaço está totalmente requalificado” disse.

5 comments:

Anonymous said...

Já começa a ser um hábito do Sr. Presidente da Câmara para as suas más obras/opções falar do passado.
Será importante esclarecer as razões que levaram de facto a só agora se fazer esta inauguração.
Terá sido por problemas de projecto? Terá sido por incompetência do Sr. Director do DOM?

Anonymous said...

Ao Sr. Admnistrador Delegado Judicial

As habitações contruidas junto ao Páteo do Valverde datam do inicio dos anos 80, portanto, no mandato da então APU do Sr. António José Rodrigues.

Assim, para bem da verdade convém rectificar a noticia o quanto antes, de forma a manter credivel este blog.

Anonymous said...

Caro anónimo 2.
Rectitico com muito gosto a informação desta noticia. Mas primeiro terei de verificar a veracidade das suas afirmações. Por principio não posso confiar num "anónimo"
Obrigado

Anonymous said...

Agradeço a sua resposta ao meu comentário.

O melhor será contactar, o quanto antes, o visado - João Benavente - para que possa corrigir o erro.

Obrigado.

Anonymous said...

Exmos Srs.

Parece que está dificil corrigir a noticia.

O João Benavente costuma andar por Azambuja, será que não o encontram?

Parece que ele mora para o lado da Escola de Condução.

É hora de corrigir uma mentira.